domingo, 8 de maio de 2011

Lembranças

Como eu hoje compreendo bem a minha mãe, era eu uma jovem, quando ao fim de uma refeição, normalmente
ao jantar, a ouvia, mais do que a dizer, a pensar alto "fazia hoje anos o papá" ou "faz hoje anos que morreu ..."
e lembrava o filho, a filha, um irmão , um dos seus pais, amigos, quem a minha mãe tinha naquele dia mais presente que nunca. Eu comentava: só agora é que fala disso, passou o dia dorido, sem nos dizer nada? Podíamos ter ajudado... Ao que respondia: "quando se chega à minha idade", e ela não chegou à minha," todos os dias nos trazem à lembrança qq facto passado que nos marcou..." Hoje compreendo-a bem. Nem podia ser de outra maneira; uma vida de várias décadas enche-se de emoções, de sentimentos, de paixões e de dor também.Os dias não se repetem, mas as datas sim, tem de haver sobreposição de acontecimentos; misturam-se lágrimas com risos, boas com dolorosas lembranças, mas procuremos sempre valorizar o bom que se tem.
Procuro fazer por isso, também isso aprendi com a minha mãe, com ela, para quem a vida nem sempre  foi mto generosa.  Como posso eu fraquejar???

Sem comentários:

Enviar um comentário